*Por: Thiago Ferreira*
A edição de 2022 do Big Brother Brasil tem movimentado desde as rodas de conversa até as redes sociais de quem acompanha o “reality show” mais aguardado da televisão Brasileira.
Mas porque esse efeito é tão grande e para o país na frente da TV e também dos dispositivos digitais durante o seu período de exibição?
Saí então “à caça” de informações para ver o efeito que o programa causa e seus reflexos em outros setores.
Não é de hoje que o BBB influencia as pessoas, o produto mais bem sucedido da Rede Globo promove muito mais que seus participantes. Ele promove comportamentos, estilos, dita regras e coloca as marcas patrocinadoras em um patamar muito acima das outras. E não estou falando isso somente da forma em que aparecem, mas também do valor que cada uma investe no programa. Tudo isso para aparecer todas as noites diante dos olhos das pessoas que assistem ao programa e participam do jogo.
A edição de 2022, que iniciou dia 17 de Janeiro, conta com 11 cotistas, de diversos segmentos de mercado. Marcas como Americanas, Avon e PicPay destacam-se como patrocinadores “BIG”, ou seja, estarão presentes em todas as ações do programa. Outras marcas como C&A, Heinekein e Amstel, P&G, Seara, Above, Hypera Pharma, Quinto Andar e Mc Donalds integram o time dos patrocinadores com o menor número de participações nas mídias do programa. Quando falamos em mídias, leia-se a TV aberta e os produtos do Grupo Globo, que inclui também os canais de maior audiência na TV por assinatura como o Multishow e o VIVA. Durante os 95 episódios do programa, elas entrarão na cabeça do brasileiro que acompanha fielmente o BBB e que não é de hoje que isso acontece. Saliento, também, que esse produto também movimenta outras mídias, porém com um pouco mais de restrições.
A grande sacada do BBB foi sempre entregar nas mãos dos telespectadores a responsabilidade em jogar com os participantes. Ou seja, é o cidadão que acompanha o programa quem decide quem vai ou quem fica, virando uma verdadeira febre no país nos primeiros meses do ano.
Resta agora, acompanhar o desfecho dessa “saga” e o que ela trará para cada anunciante que confiou ao programa essa responsabilidade.
Referências: