Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para uma tomada de decisão. Para quem trabalha com vendas é essencial entender esses gatilhos e saber como usá-los em uma negociação, ou ainda para atrair clientes em potencial.
Um dos gatilhos mais importantes para uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida é o da escassez, pois ele é capaz de ativar um sentimento de risco iminente que a pessoa está tendo de perder uma grande oportunidade.
A melhor forma de colocar esse gatilho mental em prática é sugerir que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto. Ou ainda deixar claro que os preços e as condições de pagamento oferecidas serão por tempo limitado ou enquanto durar o estoque.
Outro gatilho bastante utilizado é o da prova social. Somos seres extremamente influenciáveis, mesmo sem perceber, então acabamos nos interessando por coisas, itens ou serviços que outras pessoas estão usando.
Nesse momento, o depoimento de um cliente satisfeito é o seu maior aliado. Deixe as pessoas saberem o que seus clientes acham do que você tem a oferecer, ao ver avaliações positivas sobre seu negócio as pessoas tendem a confiar mais em você e na sua marca.